Cotidiano

Amapá terá novo consulado da França





 

Após uma série de conversas com o embaixador da França, Michel Miraillet, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), conseguiram encaminhar, com sucesso, algumas demandas do estado na relação com a Guiana Francesa e que já terão resultado neste mês.

 Até o fim de abril, o consulado da França será reinstalado em Macapá, permitindo a concessão de vistos; o seguro para travessia da ponte binacional que liga a cidade de Oiapoque, no Amapá, a Saint-Georges, na Guiana Francesa, será revisto para diminuição do valor; e a ponte será aberta, de domingo a domingo, das 7h às 19h.

Todas as conquistas foram comunicadas ao governador do Amapá, Waldez Góes, na noite de quarta-feira (3), em encontro que também contou com a participação do deputado federal André Abdon (PP-AP). O governador disponibilizou a estrutura do estado para o que for necessário na execução de todas essas melhorias e no aprimoramento da parceria franco-brasileira. Pelo Amapá, o Brasil tem 700 quilômetros de fronteira conjunta com a Guiana Francesa.

“Nossa intenção é inaugurar o consulado em Macapá com a presença do embaixador e de todos os envolvidos no dia 29 de abril. Também estamos mediando diversas conversas da embaixada da França com o Itamaraty para melhorarmos o dia a dia do povo que vive e transita pelo Amapá e vive e transita pela Guiana Francesa”, adiantou o presidente do Senado.

 A contrapartida brasileira nas negociações envolve a realização de um encontro transfronteiriço para tratar das relações sócio-político-econômicas da região. Os territórios fronteiriços são espaços de características variadas e natureza diversa, mas também pontos de contato, articulação e cooperação.