Cultura

Conselho para o Diálogo





Foi divulgado ontem sexta-feira, 10, a mensagem do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso para o mês do Ramadã de 2019 iniciado no domingo 3 de maio. O tema deste ano é sobre a promoção da fraternidade humana.

A mensagem inicia recordando as palavras do Papa Francisco no documento sobre a Fraternidade Humana assinado em Abu Dhabi: “As nossas religiões convidam a permanecer ancorados aos valores da paz; apoiar os valores do conhecimento mútuo, da fraternidade humana e da convivência comum; restabelecer a sabedoria, a justiça e a caridade”.

O convite é para seguir adiante na busca da cultura do diálogo como meio de cooperação e como método de conhecimento. E para conhecer o outro como evidenciou o Papa Francisco é preciso seguir três diretrizes básicas: “o dever da identidade, a coragem da alteridade e a sinceridade das intenções”.

Liberdade de expressão e religião
“Para respeitar a diversidade – lê-se na mensagem – o diálogo deve promover o direito à vida, à integridade física e às liberdades fundamentais, como a liberdade de consciência, de pensamento e de expressão e de religião”.

O secretário do dicastério, monsenhor Miguel Ángel Ayuso Guixot, conclui almejando que a mensagem de fraternidade encontre eco nos corações de todos os que possuem posições de autoridade nos setores da vida social e civil da família humana. Para que seja colocado em prática “não simplesmente uma atitude de tolerância, mas uma convivência verdadeira e pacífica”