Esporte

GP da Arábia Saudita: Verstappen passa Leclerc e vence a 1ª; Hamilton é 10º





O atual campeão Max Verstappen venceu sua primeira corrida na temporada 2022 da Fórmula 1. Após disputa franca nas voltas finais, o holandês da Red Bull passou Charles Leclerc, da Ferrari, e manteve a ponta para vencer o GP da Arábia Saudita. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio.

Com a vitória, Verstappen soma seus primeiros 25 pontos na temporada - ele abandonou no Bahrein. Leclerc ainda é o líder até aqui, com 45 pontos. Ele fez a volta mais rápida na prova de hoje.

Lewis Hamilton, da Mercedes, largou apenas na 15ª posição, se aproveitou com a entrada no safety car após batida de Nicholas Latifi, da Williams, e ganhou posições sem parar nos boxes. Porém, precisou parar na segunda metade da corrida, perdeu posições. No fim, fechou em 10º e somou um ponto.

Largada comportada

Pérez largou bem e manteve a primeira posição. Na outra Red Bull, Verstappen tomou o terceiro lugar de Sainz. Já Hamilton teve largada sem brilho e só ganhou uma posição, assumindo o 14º lugar.

Apenas 18 pilotos largaram. Mick Schumacher, da Haas, não correu hoje após a forte batida que sofreu no treino classificatório de ontem. Já Yuki Tsunoda, da AphaTauri, teve problemas no carro e também não foi para o grid.

Briga na Alpine

A principal disputa nas primeiras voltas foi entre as duas Alpines. Fernando Alonso tentou ultrapassar Esteban Ocon, que fechou a porta para o espanhol. O bicampeão mundial conseguiu finalmente a ultrapassagem na sétima volta e assumiu o sexto lugar.

A briga entre as Alpines fez Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, e Kevin Magnussen, da Haas, se aproximarem.

Leclerc na ponta após batida

Na volta 15, Pérez foi para o boxe, e Leclerc assumiu a ponta. Para azar do mexicano, Latifi bateu no muro no setor 3. Com safety car virtual, Leclerc aproveitou para parar e manteve a liderança. Verstappen também foi para os boxes e voltou em segundo, à frente de seu companheiro de equipe. O safety car foi para a pista. Já Sainz reclamou de Pérez na saída do boxe, e a direção de prova mandou o mexicano devolver a posição ao espanhol.

Leclerc impecável

A corrida retomou na volta 21. Leclerc segurou Verstappen e abriu mais de 1 segundo de vantagem na ponta, evitando que o holandês abrisse a asa móvel. E só melhorou: o piloto da Ferrari conseguiu se distanciar ainda mais da Red Bull do atual campeão nas voltas seguintes.

Alonso, Ricciardo e Bottas abandonam

Alonso vinha fazendo grande prova, tinha acabado de travar boa disputa com Magnussen pela sétima posição, mas perdeu potência no motor e abandonou na volta 38. Quem também parou foi Daniel Ricciardo, da McLaren. Os dois pararam perto da entrada dos boxes. Na sequência, foi a vez de Bottas também abandonar.

Hamilton pensou em parar pela primeira vez durante o safety car virtual, mas o boxe ficou fechado por conta da Alpine e da McLaren que estavam paradas na entrada. O britânico parou na abertura, na volta 41, mas caiu para 12º.

Leclerc x Verstappen

A bandeira amarela fez Verstappen se aproximar de Leclerc. O holandês conseguiu a ultrapassagem, mas logo tomou o troco na volta 43. O monegasco ainda segurou o atual campeão na sequência, manteve a calma e seguiu na liderança.

Verstappen remou e conseguiu nova ultrapassagem na abertura da volta 47. Leclerc até se aproximou, mas viu o holandês seguir na ponta para levar a vitória.

Fonte: UOL