Política

José Mauro Coelho é eleito presidente da Petrobras





Coelho é é ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia e assume o lugar do general Joaquim Silva e Luna

O Conselho de Administração da Petrobras elegeu, nesta quinta-feira (14), José Mauro Ferreira Coelho como novo presidente da Petrobras. A informação foi confirmada à CNN por dois membros do Conselho.

A eleição teve dois votos contrários e uma abstenção. Dois conselheiros deixaram os votos consignados a distância porque não puderem estar presentes na reunião.

Indicado pelo governo federal para presidir a Petrobras, José Mauro Coelho teve seu nome aprovado nesta quarta-feira (13) em assembleia-geralpara integrar o conselho de administração da estatal.

Coelho é ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), cargo que ocupou de abril de 2020 a outubro de 2021.

Antes de ser secretário do MME, Coelho foi por quatro anos diretor de petróleo, gás e biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal que presta serviços ao Ministério na área de estudos e pesquisas para ajudar no planejamento do setor energético.

Coelho tem 25 anos de experiência nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis, como descreve em seu currículo Lattes, dos quais 14 passou no serviço público. Também atuou na área acadêmica como professor de graduação e pós-graduação e escritor. Tem graduação em Química Industrial.

A escolha do governo veio depois que o empresário Adriano Pires desistiu da indicação para assumir o comando da petroleira.

Coelho assume o lugar do general Joaquim Silva e Luna, que está no comando da empresa desde abril de 2021.

À CNN, Silva e Luna disse que a indicação de Ferreira Coelho é “boa” e “técnica” e vai “garantir continuidade do trabalho da empresa”. “Eu conheço o José Mauro de outros tempos. Já tinha ligação com ele desde os tempos de Itaipu e nesse período aqui na Petrobras também. Nós somos amigos. É uma boa escolha, uma indicação técnica”, disse.

Quando empossado, José Mauro Ferreira Coelho será o terceiro presidente da Petrobras em três anos do governo de Jair Bolsonaro.

Em nota, a Petrobras confirmou a eleição de José Mauro, para um mandato de um ano, e agradeceu ao general Silva e Luna. “A companhia agradece o importante trabalho realizado pelo general Joaquim Silva e Luna, por sua liderança, dedicação e contribuição à frente da Presidência da companhia e como membro do Conselho de Administração. Sua gestão foi marcada pela valorização da força de trabalho da Petrobras.”

“Na gestão de Joaquim Silva e Luna, a Petrobras consolidou sua posição financeira se tornando uma empresa forte e saudável, para que pudesse desempenhar seu papel social de investir, gerar empregos, pagar tributos, retornar dividendos aos acionistas, incluindo a União, e contribuir para o desenvolvimento do país. Sua gestão também foi pautada pela consolidação de seus mecanismos de governança e conformidade”, destaca o texto divulgado pela estatal.

 

- Novo presidente da Petrobras toma posse hoje

A cerimônia de posse do novo presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, ocorrerá na tarde de hoje (14) na sede da empresa, no centro do Rio de Janeiro, informou há pouco a assessoria de imprensa da companhia.

O novo Conselho de Administração, em reunião realizada nesta quinta-feira, elegeu José Mauro Ferreira Coelho para o cargo de presidente da empresa para mandato de um ano.

A assembleia geral de acionistas da Petrobras confirmou na noite de ontem (13) o nome de José Mauro Ferreira Coelho para o Conselho da Administração da estatal.

José Mauro Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia e seu nome foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para substituir o general Joaquim Silva e Luna.

Fonte: Agência Brasil - CNN Brasil