Esporte

GP dos EUA: Sainz supera Leclerc na bandeirada e é pole





Espanhol bateu colega de equipe por apenas 0s065; com punições para Leclerc e Pérez, Verstappen completa primeira fila do grid, e Hamilton fecha top 3

Dominando dois dos três treinos livres do GP dos Estados Unidos, a Ferrari segue em vantagem na etapa no Circuito das Américas em Austin. Neste sábado, foi a vez de Carlos Sainz levar a melhor ao conquistar a pole position da prova texana, anotando 1m34s356 no soar do sino para superar seu colega de equipe, Charles Leclerc. 

Como o monegasco será punido por trocar componentes do carro, quem larga ao lado do espanhol é Max Verstappen. Lewis Hamilton é terceiro, já que Sergio Pérez também perde cinco colocações pela mesma razão.  

Essa é a terceira pole da carreira de Sainz e também sua terceira em 2022. O espanhol já largou da posição de honra nos GPs da Inglaterra e Bélgica, vencendo o primeiro. 

Com cinco posições no grid de punição dadas a Pérez e Guanyu Zhou, e dez a Leclerc, Hamilton e Russell dividirão a segunda fila do grid, respecivamente em terceiro e quarto na largada deste domingo. 

Como de praxe nas últimas etapas, RBR, Ferrari e Mercedes dominaram as primeiras colocações, tendo Alonso, representante solitário da Alpine, como o "melhor do resto" na divisão entre os líderes e o pelotão intermediário. 

Alfa Romeo e Aston Martin conseguiram se destacar ao enviar ao menos um representante (Bottas e Stroll, respectivamente) para o Q3. No entanto, a McLaren não teve uma vida tão fácil; a equipe britânica perdeu Ricciardo ainda no Q1, a largar em 17º, e viu Norris passar certo sufoco para garantir a última vaga no segmento final. 

*Punido com dez posições por trocar componentes do carro, Charles Leclerc largará em 12º;
**Punido com cinco posições no grid por substituir componentes do carro, Sergio Pérez largará em nono;
*** Punido com cinco posições no grid por trocar componentes do carro, Guanyu Zhou largará em 19º.

A largada do GP dos EUA será neste domingo, 23, às 16h (horário de Brasília).

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados 

Verstappen saiu na frente pouco antes de ser superado por Leclerc com apenas 0s069 de diferença. Hamilton veio abaixo da dupla, em terceiro, antecipando Sainz abrir quase meio segundo para o colega de equipe na Ferrari para assumir a ponta. Guanyu Zhou, que havia feito o décimo tempo, caiu para a zona de eliminação após ter sua volta deletada por exceder os limites da pista. 

Valtteri Bottas, Guanyu Zhou, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Lando Norris - este eliminando seu colega da McLaren, Daniel Ricciardo - se salvaram da zona de eliminação na bandeirada, mesmo momento em que Hamilton cravou o quarto tempo do segmento. No final, Mick Schumacher acabou rodando, prejudicando a conclusão de sua volta.  

16º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
17º DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)
18º ESTEBAN OCON (ALPINE)
19º MICK SCHUMACHER (HAAS)
20º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS) 

Q2 - 15 minutos e 5 eliminados

Bottas e Zhou estabeleceram o tempo a ser suprimido após cinco minutos de segmento. Russell, em seguida, passeou pela liderança provisoriamente até Verstappen superá-lo e, por sua vez, Leclerc bater a dupla por apenas 0s048. 

Stroll, Alonso e Zhou se salvaram na bandeirada, com as posições de cima mantidas; Russell e Hamilton garantiram no soar do sino o quarto e quinto lugares, respectivamente. Gasly, que sofreu com os próprios freios e chegou a escapar da pista na curva 1 no início do segmento, acabou eliminado depois de ter uma volta eliminada por também exceder os limites de pista. 

11º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
12º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
13º PIERRE GASLY (ALPHATAURI)
14º GUANYU ZHOU (ALFA ROMEO)
15º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)  

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole

Verstappen não perdeu tempo ao registrar 1m35s044 para garantir sua vantagem no início do segmento. Porém, Leclerc respondeu o rival baixando seu tempo em 0s4. Sainz e Hamilton também apareceram na frente do atual bicampeão. 

Os dez sobreviventes postergaram até os últimos 20 segundos suas tentativas finais; Leclerc melhorou seu próprio tempo antes de ser superado por Sainz, que garantiu sua terceira pole do ano com apenas 0s065 de vantagem. 

Fonte: GE