Esporte

Conmebol sorteia grupos da edição 2023 da Copa Libertadores





A Conmebol sorteou os grupos da edição 2023 da Copa Libertadores em Luque (Paraguai). O Brasil será representado na competição por sete equipes: Athletico-PR, Atlético-MG (que garantiu a vaga através da fase prévia do torneio continental), Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras.

Atual campeão da Libertadores, o Flamengo é cabeça de chave do Grupo A, que também conta com Racing (Argentina), Aucas (Equador) e Ñublense (Chile). Já o Internacional está no B, que tem como cabeça de chave o Nacional (Uruguai). A chave é completada por Metropolitanos (Venezuela) e Independiente Medellín (Colômbia).

No Grupo C o cabeça de chave é o Palmeiras, que é acompanhado por Barcelona (Equador), Bolívar (Bolívia) e Cerro Porteño (Paraguai). O Fluminense está no D, no qual reencontra o River Plate (Argentina), seu adversário na primeira fase da edição 2021 da competição, e encontra o The Strongest (Bolívia) e o Sporting Cristal (Peru).

O representante do Brasil no Grupo E é o Corinthians, que terá pela frente o Independiente del Valle (Equador), o Argentinos Juniors (Argentina) e o Liverpool (Uruguai). Já o G terá a presença de duas equipes do Brasil: Athletico-PR e Atlético-MG. Elas serão acompanhadas por Libertad (Paraguai) e Alianza Lima (Peru).

Apenas duas chaves não contam com representantes do Brasil. O Grupo F é formado por Boca Juniors (Argentina), Colo-Colo (Chile), Monagas (Venezuela) e Deportivo Pereira (Colômbia). Já o Grupo H conta com Olimpia (Paraguai), Atletico Nacional (Colômbia), Melgar (Peru) e Patronato (Argentina).

Final no Maracanã

O grande objetivo das equipes brasileiras na competição é avançar até a grande decisão, que será disputada no dia 11 de novembro no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Veja os grupos da Libertadores 2023:

Grupo A

Flamengo

Racing (ARG)

Aucas (EQU)

Ñublense (CHI)

 

Grupo B

Nacional (URU)

Internacional

Metropolitanos (VEN)

Independiente Medellín (COL)

 

Grupo C

Palmeiras

Barcelona (EQU)

Bolívar (BOL)

Cerro Porteño (PAR)

 

Grupo D

River Plate (ARG)

Fluminense

The Strongest (BOL)

Sporting Cristal (PER)

 

Grupo E

Independiente del Valle (EQU)

Corinthians

Argentinos Jrs (ARG)

Liverpool (URU)

 

Grupo F

Boca Juniors (ARG)

Colo-Colo (CHI)

Monagas (VEN)

Deportivo Pereira (COL)

 

Grupo G

Athletico-PR

Libertad (PAR)

Alianza Lima (PER)

Atlético-MG

Grupo H

Olimpia (PAR)

Atletico Nacional (COL)

Melgar (PER)

Patronato (ARG)

 

- Copa Sul-Americana 2023: veja como ficaram os grupos após sorteio

Brasil será representado por sete equipes nesta fase: América-MG, Botafogo, Bragantino, Fortaleza, Goiás, Santos e São Paulo

A Conmebol realizou na noite desta segunda-feira, em Luque, no Paraguai, o sorteio que definiu os grupos da Copa Sul-Americana 2023. O Brasil terá sete times nesta fase: América-MG, Botafogo, Bragantino, Fortaleza, Goiás, Santos e São Paulo. 

Veja os grupos:

Grupo A

LDU (Equador)

Botafogo

Universidad César Vallejo (Peru)

Magallanes (Chile)

 

Grupo B 

Emelec (Equador)

Guaraní (Paraguai)

Danubio (Uruguai)

Huracán (Argentina)

 

Grupo C 

Estudiantes (Argentina)

Bragantino

Oriente Petrolero (Bolívia)

Tacuary (Paraguai)

 

Grupo D

São Paulo

Tolima (Colômbia)

Tigre (Argentina)

Academia Puerto Cabello (Venezuela)

 

Grupo E 

Santos

Newell's Old Boys (Argentina)

Blooming (Bolívia)

Audax Italiano (Chile)

 

Grupo F

Peñarol (Uruguai)

Defensa y Justicia (Argentina)

América-MG

Millonarios (Colômbia)

 

Grupo G 

Independiente Santa Fe (Colômbia)

Universitario (Peru)

Goiás

Gimnasia Y Esgrima (Argentina)

 

Grupo H

San Lorenzo (Argentina)

Palestino (Chile)

Estudiantes de Mérida (Venezuela)

Fortaleza

 

Confira outras notícias

- Messi ganha estátua em homenagem da Conmebol à Argentina

Entidade revela escultura do craque argentino que será exposta no museu da entidade junto com as de Pelé e Maradona

Com direito a uma estátua para Messi, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) promoveu uma homenagem à Argentina pela conquista do tricampeonato da Copa do Mundo. O evento foi realizado nesta segunda-feira, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. 

"Igual, igual. Está espetacular. É um prazer ficar ao lado deles (Pelé e Maradona). Muito obrigado" — Messi, sobre estátua feita pela Conmebol 

Ídolo do futebol argentino e eleito o melhor jogador do Mundial, Messi recebeu a maior honra da noite, com uma parte da cerimônia dedicada inteiramente a ele. A estátua do craque ficará no museu da Conmebol ao lado das de Pelé e Maradona, que surgiram em imagens holográficas no palco. O camisa 10 ainda recebeu um "bastão de liderança do futebol mundial" e réplicas da taça da Copa do Mundo e do troféu da Finalíssima em tamanho real para levar para casa. 

- Muito obrigado por me dar o troféu que tínhamos comentado pela homenagem a todos. Estamos vivendo um momento muito lindo e especial, recebendo muito carinho. Tivemos a sorte de voltar a jogar na Argentina depois de sermos campeões do mundo. Estamos recebendo muitas demonstrações de carinho, foi diferente de tudo e assim sentimos todos. Havia chegado a hora de uma seleção sul-americana voltar a ser campeã do mundo - declarou Messi.  

Estatuetas e miniaturas para o restante da seleção argentina 

Técnico da seleção argentina, Lionel Scaloni recebeu miniaturas dos três troféus conquistados à frente da Argentina: a Copa América de 2021, a Finalíssima de 2022 e a Copa do Mundo de 2022. O mesmo presente foi dado ao restante da comissão técnica. 

- Nós nos tornamos treinadores porque já não podemos mais jogar. O futebol é deles, o título é deles. Gostaria de estar onde estão os jogadores. É um prêmio do futebol sul-americano, até os brasileiros estão contentes pela gente. Isso me deixa cheio de orgulho - afirmou Scaloni. 

Representantes da torcida foram exaltados pela Conmebol, como Fernando Romero, autor de "Muchachos", música que embalou o tricampeonato mundial da Argentina. Eles foram os responsáveis por entregar medalhas de honra aos jogadores, além de uma miniatura de cada atleta segurando a taça da Copa do Mundo.   

Participaram da homenagem à Argentina todos os jogadores convocados por Scaloni para os amistosos contra Panamá, vencido pelos hermanos em Buenos Aires, e contra Curaçao, marcado para esta terça-feira, em Santiago del Estero. 

- Não importa o triunfo ou a façanha, o que vocês fizeram foi demonstrar humildade o tempo todo. Professor Scaloni, você montou a seleção do resto do mundo na final contra a França. Vocês ganharam o respeito de todo mundo. Vocês são o exemplo que temos que seguir - declarou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. 

Depois da participação na homenagem da Conmebol, a seleção argentina viaja diretamente para Santiago del Estero para o amistoso desta terça-feira contra Curaçao. 

No último sábado, a Associação Argentina de Futebol (AFA) fez ela mesma uma homenagem a Messi, que agora dá nome ao novo CT da entidade, em Ezeiza. 

A data Fifa de março tem sido de celebrações para a Argentina. O Monumental de Núñez, casa do River Plate, foi palco de uma grande festa para a seleção, com direito a shows antes da vitória sobre Panamá e honrarias depois da partida, como uma réplica da taça da Copa do Mundo levantada por cada jogador argentino. 

Depois da festa em Buenos Aires, o amistoso contra Curaçao em Santiago del Estero marca o encontro da seleção argentina com os torcedores do interior do país.

 

Fonte: ge