Esporte

Champions League 2023/24: veja como ficaram os grupos





Grupo da morte conta com Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund, Milan e Newcastle. Atual campeão, Manchesrer City enfrentará RB Leipzig, Estrela Vermelha e Young Boys

A Uefa sorteou nesta quinta-feira, em Monaco, os grupos da Champions League 2023/24. Com a proibição de confrontos entre equipes do mesmo país nesta fase, os participantes foram divididos em quatro potes. No primeiro, estavam os cabeças-de-chave, campeões das principais competições na temporada passada.

O "grupo da morte" da vez é o F, que contará com Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund, Milan e Newcastle.

O Manchester City, atual campeão da Champions, enfrentará RB Leipzig, Estrela Vermelha e Young Boys no Grupo G. Como não conquistou o último Espanhol, o Real Madrid, maior vencedor da história do torneio, ficou no pote 2 e será adversário de Napoli, Braga e Union Berlin no Grupo C.

O Grupo A contará com uma reedição de final. O Manchester United será adversário do Bayern de Munique, assim como na decisão de 1998/99. No último encontro, os alemães levaram a melhor em 2013/14, pelas quartas de final. 

Veja como ficaram os grupos:

A fase de grupos tem início no dia 19 de setembro e vai até 13 de dezembro. A decisão da Champions está marcada para o dia 1º de junho de 2024, no Wembley, em Londres. A Uefa vai divulgar no final de semana o calendário de todos os jogos. 

Última edição no atual formato 

A fórmula de disputa da Champions League será alterada a partir da temporada 2024/25. No ano passado, a Uefa aprovou a mudança que fará a competição ter 36 clubes na fase inicial, e não mais 32. A alteração também valerá para Liga Europa e Liga Conferência.

Não haverá mais divisão por grupos, e cada equipe fará oito partidas, quatro em casa e quatro fora, na chamada "fase da liga". Os oito melhores classificados avançam direto para o mata-mata, e os times que ficarem entre a nona e a 24ª posição disputam as outras vagas em jogos de ida e volta.

A partir das oitavas de final, nada muda: jogos de ida e volta, sem o critério do gol marcado fora de casa, e decisão em jogo único. A mudança no formato teve como objetivo impedir a movimentação de alguns clubes para criar uma liga independente - a Superliga Europeia chegou a ser anunciada, mas perdeu força.

 

Fonte: ge