Esporte

Pré-Olímpico de vôlei masculino: Brasil vence Catar por 3 sets a 0





Brasil toma sufoco da seleção do Oriente Médio na estreia, mas vence o Catar por 3 sets a 0 no Maracanãzinho no início da disputa por duas vagas para a Olimpíada de 2024. Seleção enfrentará a República Tcheca neste domingo, às 10h

O Brasil estreou com vitória no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro para os Jogos de Paris-2024. Na manhã deste sábado, a Seleção derrotou o Catar por 3 sets a 0 (25/16, 25/19 e 26/24) no Maracanãzinho pela primeira rodada do torneio. O processo seletivo divide 24 países em três grupos de oito cada. Os dois melhores dos torneios disputados na Cidade Maravilhosa, no Japão e na China disputarão medalhas no ano que vem. No total, são 12 bilhetes: um da anfitriã França, seis via Pré-Olímpico e cinco em uma repescagem que terá como parâmetro o ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). 

Lucarelli e Alan foram os maiores pontuadores do Brasil com 14 bolas no chão cada um. Renan Ribeiro comandou a exibição do Catar com 12 pontos seguido por Wadidie Raimi com 11. O Brasil retorna à quadra neste domingo, às 10h, contra o República Tcheca, novamente no Rio. 

"A torcida é muito calorosa, eu não esperava que fosse ser assim. Eu tenho um jeito mais explosivo, de gritar, chamar a torcida! E é muito gostoso quando a torcida vem junto com o atleta. Eu gostei muito! Foi emocionante, mas precisamos melhorar. Não podemos entrar em um set achando que está ganho", comentou Darlan em entrevista ao SporTV. Alan comemorou o espírito de equipe. "Quem veio do banco de reservas contribuiu para a nossa vitória", afirmou. 

O técnico Renan Dal Zotto também falou sobre a partida. "Sabíamos que sofreríamos um pouco. Tivemos uma queda no terceiro set e precisamos corrigir isso. Precisamos de constância do início ao fim", reconheceu o treinador da Seleção. 

Como esperado, o Brasil não teve dificuldade na partida deste sábado. A equipe de Renan Dal Zotto teve o bloqueio e os saques como trunfos para superar a seleção do Oriente Médio. time verde-amarelo emplacou muitos aces. O fator negativo foi a quantidade de erros cometidos pelos anfitriões. O time praticamente igualou o número de equívocos do Catar durante a estreia.

O Brasil venceu o primeiro set com facilidade por 25/16. O Catar ofereceu um pouco mais de resistência na segunda parcial ao perder por 25/19. O terceiro foi mais complicado. Os adversários conseguiram até assumiu a dianteira no placar e desafiou a Seleção a retomar a concentração na partida quando abriu 15/18. Renan pediu tempo técnico para consertar a fragilidade diante dos ataques do Catar.

O Brasil reagiu depois de 19/22 e o terceiro set ficou emocionante. Houve empate por 23 x 23. O Brasil retomou o controle da partida e triunfou no sufoco por 26/24 para encerrar a partida.  

PRÉ-OLÍMPICO

Grupo A - Rio (2 vagas em jogo)
Brasil, Catar, República Tcheca, Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália

Grupo B - Japão (2 vagas em jogo)
Japão, Estados Unidos, Eslovênia, Sérvia, Turquia, Tunísia, Egito e Finlândia

Grupo C - China (2 vagas em jogo)
China, Polônia, Argentina, Holanda, Canadá, México, Bélgica e Bulgária

PROGRAME-SE
30/09 – 10:00 – Brasil 3 x 0 Catar
01/10 – 10:00 – Brasil x República Tcheca (TV Globo e Sportv 2)
03/10 – 20:30 – Brasil x Alemanha (Sportv2)
04/10 – 20:30 – Brasil x Ucrânia (Sportv2)
06/10 – 10:00 – Brasil x Cuba (Sportv2)
07/10 – 10:00 – Brasil x Irã (Sportv2)
08/10 – 10:00 – Brasil x Itália (TV Globo e Sportv2)

CONVOCADOS DO BRASIL
Levantadores: Bruninho e Fernando Cachopa
Opostos: Alan e Darlan
Ponteiros: Adriano, Honorato, Lucarelli e Lukas Bergmann
Centrais: Flavio, Judson, Lucão e Otávio
Líberos: Maique e Thales

 

Fonte: Correio