Polícia

PRF divulga balanço das operações de Natal e ano novo no Amapá





Segundo o relatório, alcoolemia e ultrapassagem proibida foram os casos mais registrados durante festas de fim de ano. Foram registrados dois acidentes durante as ações.

No fim de ano, a fiscalização no trânsito foi intensificada no Amapá com a 'Operação Rodovida' realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de diminuir as infrações e acidentes de trânsito. As fiscalizações iniciaram no período de Natal e seguem até o carnaval deste ano. 

Esta operação está em sua 13ª edição e é a maior operação de segurança viária do Brasil, instituída por lei Federal e integra o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNTRANS). 

Na operação, os casos mais registrados no natal foram de ultrapassagem proibida e de alcoolemia no ano novo. A detecção de motoristas embriagados foi altamente intensificada, houveram 11 constatações de alcoolemia no natal e 10 no ano novo, apenas 1 motorista foi detido. 

Também houve o registro de dois acidentes, um com vítima ferida e outro com morte, e uma apreensão de arma de fogo. Veja detalhes abaixo 

Balanço Operação de Natal

Foram registradas 13 ultrapassagens proibidas, 12 crianças sem Dispositivo Retenção para Crianças (DRC), conhecida popularmente como "cadeirinha", 11 constatações de motoristas embriagados, e 10 pessoas flagradas sem cinto de segurança. 

Ao total, 5 pessoas foram detidas, sendo por: 2 mandado de prisão, 1 por alcoolemia e 2 caracterizadas como outros crimes; foram registrados 4 ocorrências policiais, 1 crime de trânsito e 1 arma apreendida. 

 

Balanço Operação de Ano Novo

 

Essa operação foi realizada no período de 29 de dezembro de 2023 a 1 de janeiro de 2024.

Foram registradas 6 ultrapassagens proibidas, 5 pessoas flagradas sem cinto de segurança e 4 crianças sem Dispositivo Retenção para Crianças (DRC) e 10 casos de alcoolemia. 

Sete pessoas foram detidas neste período, sendo: 4 por mandado de prisão, 2 por alcoolemia e 1 caracterizada como Outro Crime; foram registrados 7 ocorrências policiais, 1 crime de trânsito, uma apreensão de veículo adulterado e um veículo recuperado. 

 

Fonte: g1 AP