Cotidiano

Amapá é o 1º do Norte a receber fibra ótica subfluvial que irá conectar 1,5 milhão de pessoas





O governador do Amapá, Clécio Luís, participou da entrega da Infovia 03 junto com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. A novidade leva cabos de fibra ótica de Belém a Macapá, passando por cidades do interior do Pará. A obra vai permitir que 1,5 milhão de pessoas tenham acesso à internet de alta velocidade em regiões remotas, como comunidades ribeirinhas, aldeias, assentamentos e localidades rurais. A iniciativa integra o programa Norte Conectado do Governo Federal.

O ministro Juscelino Filho  destacou o interesse da União em melhorar a comunicação e a infraestrutura necessária para a inclusão digital do Norte do país. “É um programa fundamental para o desenvolvimento social e econômico de uma região, são 12 mil quilômetros de cabos de fibra ótica lançados pelos rios da Amazônia, todos as capitais dos estados do Norte do país terão uma infovia como essa, mas a primeira é Macapá, graças ao trabalho da Bancada Federal e do governador Clécio Luís”, destacou o ministro Juscelino Filho. 

Segundo o governador Clécio Luís, a reconexão vai além da qualidade da internet, representa um retorno das boas relações institucionais com os entes federativos. 

“A União se reconciliou com a federação, e o Amapá, muito particularmente, vive um momento extraordinário aproveitando todas as oportunidades que essa relação permite. A presença de mais um ministro de Estado aqui, fazendo entregas concretas para a população é uma mensagem muito clara do que isso representa. Com esse investimento, o setor privado vai aumentar sua conectividade e o público vai apresentar um serviço melhor, ou seja, isso também vai gerar emprego e renda”, reforçou o governador Clécio Luís.A entrega é mais um importante marco para a região, beneficiando comunidades remotas e trazendo desenvolvimento ao Norte do Brasil, onde ao todo serão mais de 10 milhões de pessoas alcançadas. O projeto vai conectar 40 escolas, sete prefeituras, 12 pontos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cinco pontos de saúde, três pontos de defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica) e dois centros de pesquisas, além de possibilitar que operadoras ofereçam pacotes de internet para os moradores.

Infovia 03

A estrutura em contêiner, onde estão instalados os cabos de fibra ótica, fica na região da Fazendinha. O contêiner é denominado de Centro Móvel de Alta Disponibilidade e foi projetado especialmente para a Região Norte por ser resistente a altas temperaturas. O local possui todos os equipamentos eletrônicos, refrigeração e, a partir dessa unidade, todo o Amapá receberá a conexão de internet banda larga. Até o final do ano serão instaladas outras 40 unidades na Região Norte, de acordo com o Governo Federal.  

Norte Conectado

O programa vai expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de 12 mil quilômetros de cabos de fibra ótica submersos em rios. O investimento é de R$ 1,3 bilhão e vai beneficiar 10 milhões de pessoas e 59 municípios no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. No total, a implantação da rede pelos rios do programa vai preservar 68 milhões de árvores, tornando a operação mais sustentável.

Cada Infovia é feita de cabos compostos por 24 pares de fibra ótica. Cada par possui capacidade de até 20 terabytes por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em alta definição.

Os cabos foram feitos para durarem pelos menos 25 anos submersos nos rios. No total, serão viabilizadas 28 infovias no país. O objetivo da iniciativa é ampliar a capacidade de tráfego de dados e a disponibilidade de banda larga em municípios de difícil acesso. Conhecido também como “estradas digitais”, o projeto conta com um investimento total de R$ 1,9 bilhão pelo Novo PAC.

 

Confira outras notícias

'Esse foi um momento de reconciliação federativa', pontua governador Clécio Luís sobre a Caravana Federativa no Amapá

O Amapá recebeu durante dois dias, a 9ª Caravana Federativa do Governo Federal, uma espécie de ação itinerante de cooperação entre estados, municípios e os ministérios para ouvir as demandas de acordo com os desafios de cada localidade e buscar soluções. Na abertura da programação, o governador Clécio Luís pontuou o fortalecimento da relação do Estado com a União.

"Esse é um momento de reconciliação federativa, que volta com todo amor, porque essa relação havia se perdido ao longo dos anos. É fundamental que o Governo Federal enxergue os nossos municípios, enxergue o Amapá como um todo. Essa é uma ação concreta do Estado e da União, fruto do nosso trabalho junto com a bancada federal, em Brasília, que nos levou a este pacto federativo", destacou Clécio Luís.

A Caravana Federativa também é resultado de 1 ano e 4 meses de trabalho da gestão. Só em 2023, dez ministros passaram pelo Amapá, encontros que renderam retornos significativos para a população amapaense. Essa conexão com o Governo Federal permitiu que o Amapá avançasse no desenvolvimento, se tornando o estado que mais gerou empregos em todo o país, e o único da federação que mais conseguiu crescer no combate à fome e à insegurança alimentar, saindo de 40% para quase de 70%.

A Caravana foi realizada no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, e ofertou serviços e atendimentos em áreas como saúde, educação, cultura, economia, política fundiária, conectividade, entre outros temas. Equipes técnicas nas esferas municipal, estadual e federal puderam conhecer melhor várias políticas públicas e trocar informações sobre questões burocráticas, por exemplo, que podem significar recursos por meio de convênios para a região que representam. 

O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; do ministro do Esporte, André Fufuca; do secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano; e de outros representantes federativos.

"Nenhuma pauta é mais importante que o municipalismo em execução. A Caravana busca a reconciliação, a aproximação e, principalmente, a realização de ações em parceria com os estados e as cidades que compõem as regiões do Brasil", defendeu o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

Segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), senador Davi Alcolumbre, o momento mostra a força que o Amapá tem apresentado no cenário nacional. E ressaltou que esta é a oportunidade para destravar recursos e objetivar parcerias para o avanço das políticas públicas.

"O Amapá receber a Caravana Federativa mostra que a nossa bancada é unida e atuante. Neste dois dias debatemos, dialogamos e trocamos experiências com entidades federais. No futuro teremos resultados positivos para o crescimento do estado", enfatizou Alcolumbre.

Ao todo, mais de 40 entidades federativas participam da edição no estado. Criada em 2023, a Caravana Federativa já passou pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

O evento é uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República com foco na aproximação dos estados e municípios através da troca de informações e articulações de ações conjuntas.

"Reunir todos estes órgãos e trazer para o Amapá mostra o respeito e a união da nossa gestão com a população do Amapá. Neste dois dias trabalhamos para alcançar mais projetos e buscar mais recursos para o estado", reforçou o senador Randolfe Rodrigues.

Caravana Federativa

O Amapá sedia a 9ª edição da Caravana Federativa promovida pelo Governo Federal. A programação conta com a presença de entidades federais que se deslocam até o estado para estreitar laços e apresentar a carta de serviços oferecidos pela União. A ação itinerante oportuniza o contato direto com Ministérios, autarquias, bancos e diversas empresas públicas. A programação encerrou nesta sexta-feira, 3.

O encontro é voltado, sobretudo, para gestores estaduais e municipais, com o objetivo de estreitar o contato entre as esferas governamentais e possibilitar a captação de recursos, diálogos, elaboração de projetos, soluções de problemas processuais e parcerias em favor do bem-estar da população. 

 

-'Vão reforçar no avanço da educação no Amapá', celebra governador Clécio Luís ao receber 1.000 computadores do Governo Federal

 

 

O governador Clécio Luís recebeu do Ministério das Comunicações a doação de 1.000 computadores que vão reforçar o desenvolvimento da educação pública no Amapá. A entrega foi oficializada nesta sexta-feira, 3, no encerramento da Caravana Federativa do Governo Federal, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

 

"Hoje o Amapá recebeu mil computadores do Governo Federal e é só o começo, porque serão muito mais para os alunos do nosso estado. Além disso, todas as nossas escolas, na cidade e no campo, ribeirinhas e indígenas, vão passar a ter conectividade com a internet. Isso vai reforçar o avanço na educação do Amapá", agradeceu o governador Clécio Luís.

 

A doação dos equipamentos, oficializada pelo ministro Juscelino Filho, integra o Projeto do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os computadores serão distribuídos em mais de 30 escolas estaduais.Do total, pelo menos 30 desses equipamentos vão chegar na Escola Estadual de Tempo Integral Juvenal Guimarães Teixeira, no distrito de Lourenço, em Calçoene, a mais de 400 quilômetros de Macapá. No 9º ano do Ensino Médio estuda Lohana Chumber, de 15 anos, que agradeceu a doação dos novos computadores.

 

"Gratidão por tudo que vocês estão fazendo por nossa comunidade, e por nós, estudantes. Esse apoio é crucial para evoluirmos, melhorando as condições de vida do nosso tão amado distrito do Lourenço. Vivemos numa comunidade muito distante e estamos sendo tratados com carinho e respeito", disse a estudante.

 

A aquisição foi articulada pelo senador Davi Alcolumbre, agora os equipamentos serão encaminhados para criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) com o objetivo de ampliar as ações de incentivo à conectividade e a formação de alunos. Serão contempladas escolas e centro educacionais dos 16 municípios do Amapá, com a maioria das máquinas sendo destinada para Macapá, Santana, Pedra Branca do Amapari e Calçoene.Infovia 03

 

Antes da entrega dos computadores, o ministro Juscelino Filho e o governador Clécio Luís inauguraram a Infovia 03, projeto que leva fibra óptica de Belém para Macapá, possibilitando a oferta de banda larga para 1,5 milhão de pessoas da Amazônia. A novidade vai permitir conectar todas as escolas da rede pública à internet de alta velocidade.

 

"O Amapá recebeu hoje do presidente Lula 100% das escolas conectadas com internet banda larga. Com os computadores para a inclusão, vamos mudar a realidade dos estudantes. Vamos trabalhar para trazer mais computadores para o Amapá. Nossa mensagem é de esperança, porque vamos continuar olhando para os brasileiros que precisam dessa sensibilidade, principalmente dos que moram na Amazônia", comentou o ministro das Comunicações.

 

Além dos computadores, o CRC, vinculado ao Programa Computadores para Inclusão do Ministério das Comunicações, realizou a formatura de mais de 260 alunos do Programa Unifap Digital, com entrega de certificados aos formandos dos cursos de Capacitação em Informática Básica, Edição de Mídias: Marketing nas Mídias Sociais, Programação Web.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá