Ciência

SENAI Amapá inaugura laboratório para desenvolvimento de cursos na área de energia fotovoltaica





Macapá – Energia Solar Fotovoltaica é a mais nova área em que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá passará a ofertar capacitação. Inaugurado na unidade de Santana, o moderno laboratório é voltado para o desenvolvimento de cursos que visam preparar profissionais para atuar no mercado de instalação de painéis fotovoltaicos e áreas relacionadas à eficiência energética. As ofertas iniciarão em 2021.

Equipado com aparelhos de última geração, a estrutura do novo ambiente oferece ao aluno o suporte necessário para uma aprendizagem moderna e de qualidade. Por meio da implantação de sistemas de treinamento fotovoltaicos, a unidade tem uma usina solar que serve tanto para o ensino quanto para a geração de energia, tornando-a mais sustentável. Com os novos equipamentos, é possível também fazer análises de produção de energia na região, observar o histórico da incidência solar e verificar a qualidade do vento por meio de uma estação meteorológica.

Com a supervisão do consultor de treinamentos da empresa Auttom – Automação e Robótica, Felipe Schiavo, foram feitas as últimas avaliações no laboratório, assim como a capacitação dos instrutores responsáveis por ministrar os novos cursos. De acordo com consultor, o SENAI será referência na aprendizagem deste setor. “Esta estrutura dá uma notoriedade muito grande para a instituição porque a produção de energia solar é um assunto que está na pauta do momento”, ressaltou.

A diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira, reforça que atuar com foco em eficiência energética é uma tendência, tendo em vista o crescimento do setor e as possibilidades de expansão de atendimento, faturamento e de geração de emprego.

“É fundamental investir em capacitação de profissionais nesta área, principalmente se levarmos em conta o potencial da nossa região e capacidade de inserção no mercado de trabalho. Aliado a isso, o SENAI defende que trabalhar com a proposta de promover cursos, respeitando o conceito de preservação ambiental, é um diferencial”, finalizou.

Para conhecer a programação de cursos do SENAI Amapá, acesse ap.senai.br.

Fonte: Imprensa SESI/SENAI