Cotidiano

Seminário de capacitação para produtores sobre Lei Rouanet acontece nesta segunda-feira





Está sendo realizado hoje, no auditório do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a abertura do seminário do circuito #CulturaGeraFuturo, que busca capacitar produtores culturais e gestores públicos para utilizarem os mecanismos de fomento à cultura disponibilizados pelo governo federal.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, chegou a Macapá nesta segunda-feira para a abertura do evento que percorrerá 27 capitais brasileiras entre os meses de abril e julho.

Em entrevista coletiva, o ministro ressaltou a importância do seminário para o Amapá, “Queremos capacitar gestores públicos, municipais e estaduais de cultura para que possam se valer, possam utilizar mais e melhor os instrumentos de fomento a cultura disponíveis no âmbito do Governo Federal. há uma série de mecanismos disponíveis e acho que nós podemos ter uma presença maior do Amapá no fomento a cultura em nível federal”.

Está presente também no evento, o Governador do Estado Waldez Góes, que falou da necessidade de se conhecer os projetos culturais para o crescimento desse setor no estado, “Assim como estamos avançando nas demais áreas, podemos avançar no financiamento (desta), e recurso é fundamental. Existe uma política pública, existe uma lei, falta mais conhecimento, credibilidade e acessar e realizar esses projetos que aí você cria um movimento que não para mais”.

O Amapá foi um dos três estados onde não houve captação de recursos via Lei Rouanet em 2017. Este ano o Ministério da Cultura (MinC) está trabalhando para expandir o projeto.

O evento, que ocorrerá durante todo o dia, teve abertura com apresentação de grupo de marabaixo. Na agenda do ministro estão incluídas visitas a pontos turísticos de Macapá, ao Teatro Municipal de Santana, e reunião com o Secretário Estadual de Cultura, Dilson Borges.

 Luciana Cordeiro