Cotidiano

Audiência pública discute implantação de Fazenda da Esperança no Amapá





 

A previsão para inauguração da unidade é para julho deste ano. O terreno já foi adquirido, e os recursos para o andamento das obras será destinado por emendas parlamentares.

 

Acontece nesta sexta-feira (27), a partir das 9h, uma audiência pública que visa discutir a implantação de uma unidade da Fazenda da Esperança em território amapaense, para apoio e recuperação de dependentes químicos. O evento acontece no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, localizado na Av. Fab, espaço que está servindo como plenário provisório da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).

O evento será aberto ao público, que poderá conhecer que tipos de serviços a unidade poderá ofertar, além de como se dará o processo de implantação e atendimento. A proposta se espelhou na implantação da Unidade Fixa de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos no Amapá, a qual está em construção e conta com ajuda de recursos garantidos pela bancada federal do estado.

A Fazenda da Esperança se intitula como uma “comunidade terapêutica” que atende jovens dependentes químicos e oferecem apoio e alternativas de recuperação. O projeto já possui 30 anos e é considerado o maior da América Latina, atuando ao todo, em 15 países entre o ocidente e o oriente. “O trabalho se baseia no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida”, afirma o projeto.

No Amapá, a expectativa é de que a unidade seja inaugurada em julho deste ano. A confirmação da construção ocorreu em março, após o Dom Pedro Conti, bispo de Macapá, informar sobre a aquisição do terreno destinado à construção do projeto. De acordo com a Alap, a área está localizada ao sul do Amapá, entre os municípios de Santana e Mazagão, e possui cerca de 100 hectares.

No mês anterior, parlamentares e a bancada federal do estado se reuniram em Brasília com o representante da Alap no Distrito Federal, Elpídio Amanajás, além do secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Humberto Filho. A comitiva também se deslocou até São Paulo, para conhecer a sede da Fazenda da Esperança no Brasil, e se informar como a unidade funciona, atende os pacientes e se sustenta.

De acordo com a Alap, alguns parlamentares se comprometeram em buscar recursos junto ao Estado e firmar um convênio entre o Poder Legislativo e a Fazenda da Esperança, a fim de dar seguimento às obras. São eles: deputado Jory Oeiras (PRB), presidente da Comissão de Segurança Pública, Janete Tavares (PSC), Charles Marques (PSDC), Augusto Aguiar (MDB), e Jaci Amanajás (PV), presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Juntamente com o estado de Rondônia, o Amapá ainda não possui uma unidade do projeto, apesar de haver tentativas para e sua implantação desde 2007.

 Da Redação