Saúde

Três pacientes foram transferidas de Manaus para Macapá sem que autoridades fossem notificadas





Governador comunicou situação ao Ministério da Saúde. MPF e MPE também foram acionados porque a prática configura crime de infração de medida sanitária e atentado à Saúde Pública.

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), informou neste sábado (30) pelo Twitter que a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) identificou três pacientes com Covid-19 que foram transferidas em UTI aérea de Manaus para um hospital particular de Macapá sem que as autoridades locais fossem informadas. 

Duas delas chegaram a falecer e uma segue internada. Por enquanto, ainda não há confirmação no estado de que há circulação da cepa do novo coronavírus que foi identificada recentemente no Amazonas

Até a manhã deste sábado, mais de 330 pacientes foram transferidos do Amazonas para tratamento em outros estados por conta do colapso no sistema de saúde amazonense, com falta de oxigênio e superlotação de unidades.

As transferências não notificadas, segundo o governador, foram informadas ao Ministério da Saúde porque a prática configura dois crimes, de infração de medida sanitária e ainda de atentado à saúde pública. O Ministério Público Federal (MPF) e o Estadual (MPE) também foram acionados. 

Segundo o governador, técnicos da SVS foram até o hospital, que fica na Zona Sul de Macapá, e constataram que havia uma paciente internada no local. 

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou que as transferências não "constam nos registros da Central Única de Regulação de Agendamento de Consultas e Exames (CURA)" e acrescentou que a cooperação que possibilita a remoção dos pacientes "é apenas para casos clínicos moderados, e não para quem precisa de leito de UTI ou que tenha risco de agravar durante o voo". 

O gestor também detalhou que determinou à SVS que "tome as medidas de biossegurança necessárias no sentido de rastrear e identificar a CEPA do vírus e à Procuradoria Geral do Estado que tome as medidas legais para as responsabilizações cabíveis". 

Uma nova variante do coronavírus que causa a Covid-19 foi encontrada no Japão e no Amazonas no início do mês. Ela possui uma série de mutações que ainda não haviam sido encontradas. A cepa carrega mutações que já foram associadas à maior transmissão, mas ainda não é possível afirmar se ela é mais transmissível ou não. 

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) informou que mais detalhes devem ser esclarecidos em uma entrevista coletiva na tarde deste sábado. 

"É inaceitável que uma instituição que preza pela Saúde dos seus segurados, transgrida as regras nacionais e internacionais para o enfrentamento da Pandemia do Coronavírus, colocando em risco a saúde pública e a vida dos amapaenses", escreveu o governador.

Fonte: G1 Amapá