Saúde

Hemoap reforça campanha de doação de sangue no período da Copa





 

Para garantir um bom estoque de bolsas de sangue nos dias de jogos da seleção brasileira, o Hemoap funcionará normalmente.

 

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) iniciará na próxima quinta-feira, 21, a campanha "você foi convocado para salvar vidas", com o intuito de conscientizar a população a doar sangue no período da Copa do Mundo de Futebol, especificamente nos dias em que ocorrerão os jogos da seleção brasileira, quando o fluxo de doadores diminui e consequentemente o estoque de bolsas de sangue passar a ser menor.

De acordo com a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Marcela Tavares, na quinta-feira, dia que antecede o segundo jogo da seleção, haverá uma programação especial para os doadores com entrega de lanche e brindes, além disso, as pessoas que já são cadastradas no instituto serão acionadas via telefone para participarem deste momento, e os novos doadores serão captados através da divulgação da campanha na mídia.

"A missão de salvar vidas nunca para, por isso, precisamos manter nosso estoque sempre abastecido para atender às pessoas que precisam dessas transfusões, então, nas manhãs de jogos, o Hemoap sempre fará essa programação especial para os doadores com o intuito de conscientizar e reforçar a importância de sermos solidários", reforça Marcela.

Marcela ainda faz uma alerta quanto a importância do doador de sangue não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antecedentes à doação, duas horas antes e depois também não é recomendado fumar, além disso, é importante que a pessoa tenha dormindo, no mínimo, 6 horas, e no dia de doar sangue esteja bem alimentado e com o peso acima de 50kg. A idade recomendada é de 16 a 69 anos, no caso de menores de idade é importante que estejam acompanhados dos responsáveis.

"Aqui no Hemoap, o doador de sangue recebe uma orientação nutricional para saber qual a forma certa de se alimentar e cuidar da sua saúde, além de outras assistências que vão detectar se a pessoa está apta para ser tornar um doador", explica Marcela.

O horário de funcionamento do Hemoap para doação de sangue é de 7h30 até as 12h. Na sexta-feira, 22, quando ocorrerá o jogo da seleção, o Instituto funcionará normalmente.

Aptos a doação

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos, pode doar sangue. Menores de 18 anos só podem realizar a doação com autorização dos responsáveis. Para os maiores de 70, só se forem doadores assíduos.

O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que deixa inapto temporariamente.

Redação