Educação

Amapá tem mais professores com curso superior da região Norte





 

A pesquisa mostrou também que a maioria dos docentes do ensino fundamental da zona rural do estado tem formação.

 

 A média de professores que têm ensino superior em licenciatura e trabalham na área de formação é de 80,6% nas escolas de ensino médio. No entanto, na educação infantil, 48,3 % dos docentes não tem formação superior, contra 34,6% possuem docência. Os dados fazem parte do indicador do Censo Escolar 2017 que foram divulgados no início dessa semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A pesquisa mostrou, também, que os docentes do ensino fundamental da zona rural no estado não têm formação alguma, 49,9% sem formação, contra 33,1% formados e atuantes na área de graduação.

O ranking dos estado da região norte com maiores médias quanto a formação dos professores fica assim: Amapá, 80,6%; Amazonas, 71,3%; Pará, 60,6; Rondônia, 55,7%; Roraima, 47,9%; Acre, 47,7% e Tocantins, 46,5%.

A região Norte, no ensino médio, 61,9% dos professores têm formação. A região fica à frente do Centro-Oeste, com 51,6% e do Nordeste, 50,5% apenas tem formação superior.

A pesquisa também coleta dados sobre a complexidade da gestão nas escolas. Segundo o Censo, o Amapá possui 35,8% das escolas com porte entre 50 e 300 matrículas, operando em 2 turnos, com oferta de até 2 etapas, podendo compreender como o ensino infantil e os anos iniciais do ensino fundamental ou o anos finais do ensino fundamental e o ensino médio em uma mesma escola. A maior parte dessas escolas no estado são particulares, 44,9%, enquanto a escolas públicas, apenas 34,9%.

Outro dado coletado pelo censo foi quanto ao nível de esforço dos docentes dentro da escola. No ensino médio, 37,8% dos docentes tem entre 25 e 300 alunos e atua em um ou dois turnos em uma única escola e etapa. É média é a mesma para os docentes que tem entre 50 e 400 alunos e atua em dois turnos, em uma ou duas escolas e em duas etapas.

O número de professores que se desdobram em duas ou mais escolas com a quantidade de alunos acima de 50 até 400 estão nas escolas públicas, 38,1%, contra 37,5% nas escolas privadas.

Censo Escolar

O Censo Escolar 2017 consiste no principal instrumento de coleta de informações da educação básica e é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional.

Oito dos dez Indicadores Educacionais do Censo Escolar 2017 foram divulgados pelo Inep nesta segunda-feira, 2, foram eles: Média de alunos por turma, Média de horas-aula diária, Taxa de Distorção idade-série, Percentual de docentes com curso superior, Adequação da formação docente, Regularidade do corpo docente, Esforço docente, Complexidade da gestão da escola. Os indicadores Taxa de Rendimento e Taxa de Transição, com informações sobre aprovação, reprovação e abandono; e promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão divulgados ainda neste segundo semestre. O Censo Escolar 2018 começou no dia 30 de maio.

Redação